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Como levar sua Bicicleta no Bagageiro do Carro

É importante avaliar, antes da compra, não só o tipo de suporte mais recomendado para o veículo, como também sob quais condições ele será usado e quantas bicicletas irá transportar.

Feito isso, basta escolher tipo e modelo. Os preços variam bastante. A marca sueca Thule, por exemplo, tem produtos que vão de R$ 253 a R$ 2.415. Mas os valores não estão atrelados apenas à qualidade. A quantidade de bicicletas transportadas – geralmente de uma a quatro – e a praticidade na hora da fixação, também exercem grande influência neste quesito.

De acordo com Hebert Polizio, gerente da loja de artigos esportivos Fast Runner, em São Paulo, de cada dez suportes vendidos no estabelecimento oito são de teto. “Eles são mais práticos e a bicicleta fica mais protegida da poeira. Além disso, o suporte traseiro prolonga a extensão do carro e pode fazer com que o objeto transportado raspe ao passar em rampas”, explica.

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Alguns modelos quatro portas já vêm com rack no teto (Foto: Divulgação)

Quatro tipos

Uma das opções de suporte é o de teto. Como ele será colocado de forma perpendicular, há a necessidade também da instalação de um rack, o que pode ser feito na própria concessionária ou em lojas especializadas. Mas atenção: para os carros duas portas geralmente não existem barras laterais originais. Neste caso, algumas lojas sugerem que ele seja preso à lataria, mas como há necessidade de furá-la, a prática não é recomendada pelas montadoras.

Já o suporte traseiro pode ser de três formas: dentro do porta-malas do carro, preso na porta traseira ou acoplado ao engate. Neste caso, é importante verificar no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) os veículos que, de acordo com as montadoras, têm capacidade de tração e podem usar engate. Quem estiver com o item em desacordo com as normas do Contran está sujeito a uma multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

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Normas sobre o uso do suporte de teto são discutíveis (Foto: Divulgação)

Fiscalização

Falando em Contran, o órgão que dita as regras para este tipo de transporte diz que a forma mais segura de levar a bicicleta é no bagageiro do carro. Até aí, tudo bem. Só que tem mais um detalhe: ela deve estar deitada, já que a carga não pode ultrapassar a altura máxima de 50 cm.

O problema é que é bem comum ver bicicletas em pé no capô dos automóveis, especialmente em estradas. E sabe por quê? O motivo é simples: não existem suportes de teto para transportar a bicicleta deitada, como determina essa norma em vigor desde 1979.

Para saber como a fiscalização é feita na prática em São Paulo, consultamos a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Segundo o Tenente Ceoloni, a resolução do Contran é “descabida”. Por este motivo, em 2001 eles fizeram uma consulta técnica ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na qual ficou decidido o seguinte: as dimensões para veículos com ou sem carga são: 2,60m de largura e 4,40 de altura.

Ainda assim, na opinião do tenente, o mais importante é que o suporte esteja fixado à estrutura do veículo por dispositivo apropriado, de forma que não atente contra a segurança do trânsito. Ele não deve ultrapassar as dimensões do carro,cobrir a placa ou faróis, nem atrapalhar a visibilidade do motorista. “A gente também deve ter bom senso. A lei é fria, mas o relacionamento interpessoal não pode ser”, diz Ceolini.

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